“Matemática nos Esportes e nos Seguros"
“Matemática nos Esportes e nos Seguros"
Aproveitando o momento de copa do mundo no Brasil analisando
a proposta do GESTAR II de Matemática tem uma sugestão de trabalho em sala de
aula bem envolvente no caderno de teoria e prática II como tema central “Os esportes”.
Abordando o assunto, explorando
conceitos matemáticos numa discussão sobre esportes, proporcionalidade e
medidas em uma situação problema onde traz reflexões destacando e estudando
proporcionalidade para a construção do conhecimento matemático e o trabalho de
proporcionalidade e medidas em sala de aula com a construção de quadra
esportiva, com cálculos de grandezas, áreas e volume.
Para dar seguimento, as duas unidades seguintes desenvolvem o pensamento probabilístico, diferente do determinismo predominante na matemática escolar. A unidade VI, traz uma discussão sobre esportes e tratamento de informação, números inteiros e medidas destacando situações de sala de aula e da vida real, abordando a velocidade, o tempo e as modalidades esportivas para deduzir, interpretar e utilizar conceitos de medidas e média para auxiliar no tratamento de informação de dados e manipular os números relativos, a partir da comparação de valor.
Para dar seguimento, as duas unidades seguintes desenvolvem o pensamento probabilístico, diferente do determinismo predominante na matemática escolar. A unidade VI, traz uma discussão sobre esportes e tratamento de informação, números inteiros e medidas destacando situações de sala de aula e da vida real, abordando a velocidade, o tempo e as modalidades esportivas para deduzir, interpretar e utilizar conceitos de medidas e média para auxiliar no tratamento de informação de dados e manipular os números relativos, a partir da comparação de valor.
Já na unidade VII retrata A previdência social e a
mensuração de riscos e comparação de probabilidades com textos reflexivos e
atividades diferenciadas sobre eventos probabilísticos, probabilidades
experimentais, utilizando a frequência relativa e modelos para simular onde
cada aluno possa expor seus palpites sobre os acontecimentos e eventos.
Este TP II é finalizado com enfoque sobre os Seguros de vida com modelos matemáticos, valor esperado e matemática financeira na determinação do preço de seguros, funções lineares e exponenciais, juros e valor esperado onde se dinamiza o conteúdo matemático apresentado em sala de aula para os alunos com situação de incerteza e valores desconhecidos. Como é importante que os alunos façam experimentações para construir os conceitos estudados experimentando diferentes valores
Neste TP2 são apresentados alguns itens dos Parâmetros Curriculares Nacionais referentes à proporcionalidade, os conceitos que emergem da resolução de uma situação problema na proposta de um currículo em rede, com temáticas conceituais, conceito e teorema em ato, ou seja, termos e conceitos da Educação, quanto ao estudo dos números inteiros e o tratamento de informação existentes no meio social.
Como reflexão encontra-se os textos de referencias, dando
ênfase às tendências de educação matemática, que precisam ser mais bem
compreendida e aplicada pelos professores de matemática em sala de aula.
Para mais recursos acesse:
Comentários
Postar um comentário