Avaliação em matemática



Avaliação em matemática

No contexto educacional atualmente se discuti a forma de avaliar o ensino aprendizagem em todas as dimensões, principalmente no âmbito da matematização do conhecimento. Mudanças de paradigmas são necessárias para ter êxito neste movimento de compreensão da aplicação de diversos instrumentos de avaliação.

Silveira e Miola (2008, p.50) afirmam que “A forma como se ensina matemática ainda hoje, na maioria das nossas escolas, nem sempre é compatível com o contexto cultural em que estas se inserem, além de não atender às verdadeiras necessidades dos alunos”.
A interação com a realidade de cada comunidade é fundamental para que o ensino e a aprendizagem através da avaliação sejam condizentes com os conhecimentos adquiridos e que estes tenham utilidade e significado para cada sujeito envolvido no processo.
DEMO (1998, p. 33-34) lembra: “Da mesma forma, se avalio, não posso impedir que me avaliem, pois avaliar e ser avaliado fazem parte da mesma lógica. Como decorrência quem foge da avaliação perde a autoridade de avaliar.  Portanto ao avaliar um aluno o professor também esta sendo avaliado quanto o desenvolvimento de sua pratica.
Além disso, PERRENOUD (1993, p.23) admite uma outra razão adotada pelo professor por no saber ao certo o que, muitas vezes, está a fazer em sala de aula, ou seja “... o pressentimento de que urna lucidez total destruiria sua autoestima”. Sobre este enfoque esclarece ainda: “... nenhum professor gosta de ter consciência dos seus tiques, dos seus deslizes verbais, das suas cóleras, dos seus momentos de sadismo ou de pânico, das suas incoerências, das suas reações de defesa ou de embaraço, de stress ou de dúvida.”Assim como em qualquer momento de auto avaliação critica percebe-se algo que é visível ao abordar o assunto nas reflexões e diálogos realizados em cada reunião ou encontro.


No entanto precisa se compreender que é possível aprender matemática através da troca e não apenas na transmissão de conhecimentos, e para isso ocorrer à mudança de paradigma é primordial, constatando que a orientação e mediação promove a construção do conhecimento
Em matemática não é diferente a avaliação está englobada em todos os momentos de atuação dos alunos e professores, muito além de provas escritas e medições quantitativas, são momentos de reflexão e replanejamento de praticas problematizadas que possibilitem a real interpretação da aquisição de aprendizagens adquiridas.


Comentários

  1. Where to buy titanium trim - TiG Technology
    The Tatanium. Ceramic Art silicone dab rig with titanium nail of t fal titanium the Tatanium. The Tatanium. Ceramic titanium mug Design. The Tatanium. fram titanium oil filter The Tatanium. Ceramic Designs. titanium earrings hoops Tatanium.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Matemática nos Esportes e nos Seguros"

O nosso Devocional