Avaliação em matemática
Avaliação em matemática
No contexto educacional
atualmente se discuti a forma de avaliar o ensino aprendizagem em todas as
dimensões, principalmente no âmbito da matematização do conhecimento. Mudanças
de paradigmas são necessárias para ter êxito neste movimento de compreensão da
aplicação de diversos instrumentos de avaliação.
Silveira e Miola (2008, p.50)
afirmam que “A forma como se ensina matemática ainda hoje, na maioria das
nossas escolas, nem sempre é compatível com o contexto cultural em que estas se
inserem, além de não atender às verdadeiras necessidades dos alunos”.
A interação com a realidade
de cada comunidade é fundamental para que o ensino e a aprendizagem através da
avaliação sejam condizentes com os conhecimentos adquiridos e que estes tenham
utilidade e significado para cada sujeito envolvido no processo.
DEMO (1998, p. 33-34)
lembra: “Da mesma forma, se avalio, não posso impedir que me avaliem, pois
avaliar e ser avaliado fazem parte da mesma lógica. Como decorrência quem foge
da avaliação perde a autoridade de avaliar.
Portanto ao avaliar um aluno o professor também esta sendo avaliado
quanto o desenvolvimento de sua pratica.
Além disso, PERRENOUD (1993,
p.23) admite uma outra razão adotada pelo professor por no saber ao certo o
que, muitas vezes, está a fazer em sala de aula, ou seja “... o pressentimento
de que urna lucidez total destruiria sua autoestima”. Sobre este enfoque
esclarece ainda: “... nenhum professor gosta de ter consciência dos seus
tiques, dos seus deslizes verbais, das suas cóleras, dos seus momentos de
sadismo ou de pânico, das suas incoerências, das suas reações de defesa ou de
embaraço, de stress ou de dúvida.”Assim como em qualquer momento de auto
avaliação critica percebe-se algo que é visível ao abordar o assunto nas
reflexões e diálogos realizados em cada reunião ou encontro.
No entanto precisa se
compreender que é possível aprender matemática através da troca e não apenas na
transmissão de conhecimentos, e para isso ocorrer à mudança de paradigma é
primordial, constatando que a orientação e mediação promove a construção do
conhecimento
Em matemática não é
diferente a avaliação está englobada em todos os momentos de atuação dos alunos
e professores, muito além de provas escritas e medições quantitativas, são
momentos de reflexão e replanejamento de praticas problematizadas que
possibilitem a real interpretação da aquisição de aprendizagens adquiridas.
Where to buy titanium trim - TiG Technology
ResponderExcluirThe Tatanium. Ceramic Art silicone dab rig with titanium nail of t fal titanium the Tatanium. The Tatanium. Ceramic titanium mug Design. The Tatanium. fram titanium oil filter The Tatanium. Ceramic Designs. titanium earrings hoops Tatanium.