EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Tendências atuais de educação matemática
Quando se propõe refletir
sobre as tendências de educação matemática, primeiro é necessário compreender a
concepção de ensino aprendizagem de cada professor em seus respectivos aspectos
do que significa ensinar e/ou aprender em matemática,. Dentre estas evidencia a
concepção baldista, a concepção da escadinha e a concepção sócio
construtivista. Os três modelos apresentados no texto serão facilmente
reconhecidos pela grande maioria dos professores de matemática.
A
concepção baldista. O termo “concepção baldista”, em referência à “concepção da
cabeça vazia”, vem de Nilson José Machado. Essa concepção parte da ideia que,
no momento de entrar em contato com um novo objeto de conhecimento matemático, a
cabeça do aluno se apresenta como um balde vazio, ou, seja, ele não sabe nada
sobre esse novo objeto de conhecimento, e que esse conhecimento será despejado
em sua cabeça, da mesma forma como enchemos um balde. Dessa maneira, o papel do
professor será de “encher esse balde” “transmitir” com os novos conhecimentos. O
sucesso desse modelo repousa, essencialmente, no processo de comunicação entre
o professor e o aluno.
A concepção da escadinha tem
seu suporte na linha behaviorista de pesquisas em psicologia, e se apoia na ideia
que seria possível modificar o comportamento de um indivíduo a partir de
situações de estímulo e reforço de respostas positivas. Devemos a Skinner a
aplicação dessas ideias no campo educacional.
Em geral, o professor que se
apoia nessa hipótese baseia sua ação educativa em três momentos principais. Em
primeiro lugar, ele define precisamente os objetivos de aprendizagem que ele
deseja que o aluno alcance. Em segundo lugar, o professor elabora (ou retira de
livros didáticos) situações em que o aluno será levado a apresentar o novo
comportamento, o que demonstra que os sub objetivos foram alcançados.
Finalmente, uma vez que o objetivo foi alcançado, o professor oferece situações
sistemáticas de treinamento, para que esse novo comportamento seja consolidado,
o que permite a entrada no jogo didático de um novo objeto de aprendizagem.
A concepção sócio
construtivista representa as ideias construtivistas têm seu suporte nos
trabalhos em psicologia genética, particularmente nos trabalhos de J. Piaget.
Sua inserção na escola se deu a partir de uma conjugação de trabalhos vindos de
várias áreas de conhecimento, como, por exemplo, da psicologia social
(Perret-Clermont), da epistemologia (Bachelard) e das didáticas específicas:
matemática (Brousseau, Vergnoud), ciências (Thiberguein, Astolfi, Develay),
etc. Se apoia no próprio processo histórico de construção do conhecimento científico.
Essa concepção de aprendizagem se baseia em um certo número de ideias: Ideia da
ação. Ideia do desequilíbrio. Ideia da representação espontânea. Ideia do
conflito sócio cognitivo. As situações de aprendizagem baseadas nesse modelo
são aquelas que chamamos de situações problema.
O mais importante no que se
refere à tendência que se propõe seguir ou aplicar em sala de aula é que
estejamos conscientes da existência de certas concepções de aprendizagem no
processo de ensino aprendizagem, e da clareza sobre qual dessas concepções
estamos nos apoiando na nova concepção de avaliação em matemática para se
desenvolver um bom ensino.
LINK TENDÊNCIAS MATEMÁTICAS ENSINO MÉDIO:
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=22&ved=0CGcQFjALOAo&url=http%3A%2F%2Fwww.projetos.unijui.edu.br%2Fmatematica%2Fcnem%2Fcnem%2Fprincipal%2Fcc%2FDOC%2FCC69.doc&ei=tuR4U930OZTKsQTFxoDoBQ&usg=AFQjCNEwjG8nfS962IoAi6YhAClofhXxnw&sig2=fccF8krK30AKMcEXdH9OPA
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=22&ved=0CGcQFjALOAo&url=http%3A%2F%2Fwww.projetos.unijui.edu.br%2Fmatematica%2Fcnem%2Fcnem%2Fprincipal%2Fcc%2FDOC%2FCC69.doc&ei=tuR4U930OZTKsQTFxoDoBQ&usg=AFQjCNEwjG8nfS962IoAi6YhAClofhXxnw&sig2=fccF8krK30AKMcEXdH9OPA
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